Ir ao conteúdo

Notícia: Seminário debate colocação de réplicas dos evangelistas no adro da Igreja de São Francisco de Paula

Postado por Nízea Andrade Coelho em 14/12/2020

Nesta terça-feira, 15 de dezembro, acontece o Seminário “As 4 imagens do Adro de São Francisco de Paula, Ouro Preto/MG”. O encontro, gratuito e aberto a toda a população, será uma conversa sobre o processo em andamento de recuperação das imagens dos evangelistas, reprodução e colocação das réplicas no adro da Igreja de São Francisco de Paula. Os interessados em participar devem acessar o link https://meet.google.com/ysm-wndj-neq às 15h.

Trata-se de uma ação conjunta entre a Prefeitura de Ouro Preto via Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio e o Museu de Arte Sacra da Paróquia de Nossa Senhora do Pilar de Ouro Preto.

As quatro imagens dos Evangelistas e Apóstolos - João, Mateus, Pedro e Lucas - foram retiradas do adro da igreja na década de 1980 quando foram vandalizadas e ficaram guardadas dentro da sacristia sob a guarda da Paróquia. No final do ano passado, foi proposta a restauração, conservação, realização das formas e a reprodução das quatro réplicas para sua posterior colocação nos suportes dos patamares do adro da Igreja de São Francisco de Paula.

As imagens originais, produzidas no final do século XIX, foram fabricadas em Portugal, cópias executadas em série, em faiança, uma técnica de cerâmica vitrificada, instaladas junto à escadaria do adro da igreja.  Três delas foram inteiramente destruídas e hoje todas se encontram restauradas, porém as peças não possuem mais condições físicas para permanecerem expostas ao relento.

A proposta, a ser debatida amanhã no Seminário, seria fazer as réplicas fundidas em alumínio, moldadas sobre os originais, tratadas com acabamentos similares e instaladas em seus locais de origem de forma a restaurar a paisagem histórico-cultural do conjunto. Os Evangelistas portugueses ficariam expostos no interior da igreja, junto às paredes abaixo do coro, próximo à porta tapavento, para acesso aos fiéis e visitantes de Ouro Preto.

Para a conclusão do processo e a aprovação final do IPHAN, foram convidados técnicos e especialistas de Ouro Preto para participarem do debate:

PARTICIPANTES

Deise Cavalcanti Lustosa – Secretária de Cultura e Patrimônio / PMOP – coordenadora da mesa

Mesa de debates:

Alexandre Mascarenhas – arquiteto professor do IFMG / Ouro Preto

Ana Ceci Franco Mota – arquiteta FAOP

Bernardo Andrade – historiador – Associação dos Amigos do Museu da Inconfidência

Carlos Bicalho – arquiteto - IEPHA/MG

Fernanda Alves de Brito Bueno – Arquiteta / Professora EAU/UFOP

Eliane Zanatta – Diretora do Museu Regional de São João del Rei – IBRAM

Marconi Drummond - artista visual, curador, designer;

Como convidados estarão presentes:

Débora Nascimento França - Superintendente do IPHAN em Minas Gerais

André Henrique Macieira - responsável pelo Escritório Técnico do IPHAN em Ouro Preto

Carlos de Oliveira - Diretor do Museu de Arte Sacra da Paróquia de Nossa Senhora do Pilar

José Efigênio Pinto Coelho artista plástico - historiador e restaurador.

Outras Notícias