Ir ao conteúdo

Notícia: Obras no trevo de Ouro Preto entram em fase final

Postado por Nízea Andrade Coelho em 17/12/2020

Nas próximas semanas, quem passar pelo trevo da Jacuba em Ouro Preto saberá que está entrando em uma cidade que é Patrimônio Mundial Cultural. No Brasil, apenas 14 municípios ostentam esse título, e Ouro Preto é privilegiada por ter sido a primeira a recebê-lo. Quarenta anos se passaram desde que a UNESCO concedeu a honraria, mas até hoje ainda não havia um atrativo que pudesse enaltecê-la.

Isso está prestes a mudar. As obras para a construção do portal de entrada da cidade estão quase finalizadas. “Estamos fazendo uma obra arrojada, moderna, sinalizando a entrada desse grande patrimônio. Estamos terminando a base e daqui a pouco estaremos colocando paisagismo, iluminação e os letreiros sinalizando Ouro Preto Patrimônio Mundial”, ressalta o prefeito Júlio Pimenta.

O projeto do portal foi todo desenhado pelos arquitetos da Secretaria de Cultura e Patrimônio, de acordo com as recomendações do IPHAN e UNESCO. A construção terá uma base triangular, em referência à bandeira do Estado de Minas Gerais, e sobre ela um monólito, representando as pedras da região, com a frase iluminada: Ouro Preto Patrimônio Mundial. No chão, o paisagismo será composto por bromélias, rochas e hortênsias, ressaltando o contraste das cores.

Outras Notícias