Ir ao conteúdo

Notícia: Imagem de Sant'Ana padroeira da chapada é restaurada em Belo Horizonte

Postado por Nízea Andrade Coelho em 18/02/2022

Texto: Túlio Dutra

A imagem sacra de Sant'Ana, padroeira do subdistrito da Chapada, passou por um minucioso processo de restauração na capital mineira.

A ação, que foi realizada por meio de uma parceria entre e Prefeitura de Ouro Preto e a Casa Fiat de Cultura, além de trazer de volta toda a exuberância da peça, revelou uma franja na testa da Santa, que não era possível ser vista por causa de camadas de tinta.

A imagem é considerada uma joia do barroco mineiro e foi esculpida durante o século XVII por Antônio Francisco Lisboa, mundialmente conhecido como Aleijadinho. Foram cinco meses sendo restaurada e agora está em exposição no Museu de Arte Sacra de Mariana. Posteriormente, voltará para a Chapada, no altar da capela que carrega o seu nome.

O prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, falou sobre sua ligação com a imagem. “Uma das nossas metas no campo do patrimônio era exatamente o restauro dessa admirável imagem de Sant'Ana da Chapada. Promovi o seu tombamento em 1987, quando fui presidente do IPHAN, e agora conseguimos o apoio da Casa Fiat de Cultura. O trabalho da mais alta qualidade devolveu à obra do Aleijadinho o se esplendor.”

A líder comunitária Ana Guimarães Pereira, conhecida como "Preta da Chapada", destacou a importância dessa restauração para a comunidade. "A Sant'Ana Mestra é a nossa padroeira, então esse restauro foi de grande importância para nós e uma grande alegria. A imagem fica agora na Arquidiocese de Mariana até podermos organizar a nossa capela. Esperamos ela em breve na nossa comunidade com toda segurança e proteção".

Outras Notícias