Ir ao conteúdo

Notícia: Comunidade de Glaura volta às atividades religiosas com entrega da Revitalização da Matriz de Santo Antônio

Postado por Vanência Silvania de Abreu Magela em 18/02/2022

A terceira etapa será realizada concomitantemente às atividades normais

Manifestando a alegria de quem teve a fé renovada, foi assim que, na manhã de 17 de fevereiro, a comunidade de Glaura pôde comprovar que valeu a espera para ter de volta a Matriz de Santo Antônio. Agora revitalizada e de portas abertas, poderá abraçar seus fiéis em celebrações, festividades e visitas, trazendo de volta alegria, esperança e a certeza que os dias melhores se apresentam como realidade.

O prefeito Angelo Oswaldo explicou como se deu esse processo. “Esse monumento se recupera com um investimento expressivo da Vale, em uma parceria com o Iphan e com a Prefeitura de Ouro Preto. Eu vi esse trabalho começar quando ainda era secretário de Estado de Cultura de Minas Gerais, participei dos primeiros momentos e agora tenho a alegria de ver essa obra encerrada do ponto de vista da arquitetura, ao tempo em que vai começar a restauração dos elementos artísticos, o que é fundamental para que ela seja completamente devolvida à comunidade de Glaura”.

“A gente agradece a todos que nos ajudaram. Com a reabertura da nossa Matriz, as coisas começam a acontecer, a gente pode começar de novo com as festas tradicionais que são a festa de Santo Antônio e a festa de Nossa Senhora do Rosário. Sem a mobilização da comunidade e das autoridades, isso não teria acontecido, então a gente agradece a todos: Prefeitura, Deputado Bosco, Célia Corsino, represente do Iphan da época, ao Promotor. Eu estou muito honrado por ser o presidente da Associação Comunitária de Glaura, destacou Éder Zacarias. Também o Deputado Estadual Bosco, grande parceiro nesta causa, diz ser “uma satisfação imensa poder estar aqui neste momento que ficará marcado na história, não só do distrito de Glaura, não só para o município de Ouro Preto, mas para Minas Gerais e para o Brasil”.

Os trabalhos foram iniciados em 2019 e divididos em três etapas: intervenção nas estruturas, durante sete meses; restauração da parte arquitetônica, durante um ano, e a terceira etapa, a dos elementos artísticos, que ainda não foi concluída. “Isso é o Patrimônio, é riqueza e cultura, então temos que amar e preservar”, declarou a vice-prefeita, Regina Braga.

O chefe de Gabinete, Zaqueu Astoni, cLembrou que “a comunidade participou ativamente, e os entes, no caso a Prefeitura, o Iphan e a Paróquia, se uniram para a construção e viabilização dos recursos necessários para a intervenção do templo. Ganham Ouro Preto, Glaura, Cultura e o turismo nacional”. Também o gerente Executivo da Vale, Diogo Monteiro, destacou que “a Vale se orgulha por ter participado da restauração da Matriz de Santo Antônio, que é muito importante para o distrito de Glaura e também para a cultura do nosso Estado e o turismo da região”.

A superintedente do Iphan em Minas Gerais, Débora França, falou das etapas dos trabalhos: “desde 2019 foram feitas as intervenções. Somando as duas etapas, temos um investimento por volta de 5 milhões, fruto de um TAC (Termo de ajustamento de Conduta) entre o Iphan e a Vale. Ainda falta a terceira etapa, que é a dos elementos artísticos, o que não impede que a comunidade já comece a apropriar dessa igreja, então hoje é um dia de grande alegria”. Também a moradora Regina de Fátima manifestou sua alegria: “nosso distrito hoje está em festa. É muita bênção pra essa comunidade e glória a Deus”.

O ministro da Turismo, Gilson Machado Neto, ressaltou que é uma felicidade muito grande estar aqui em Minas Gerais, em um local histórico, entregando mais uma obra, mais um equipamento que ficará perene para a população, tão importante para dinamizar a vocação que a região tem para o turismo histórico, cultural e religioso”.

Para Marli Figueiredo, participante ativa nas atividades da Matriz e atuante no Coral, o momento se resumi em “um momento mágico, único na nossa vida, porque hoje eu estou sentindo o que é a reabertura dessa igreja, que foi muito sonhado e almejado. Glaura hoje está em festa e o meu coração também”.

O evento foi abençoado pelo Padre Vander Sebastião Martins e teve a participação da comunidade e autoridades locais. Também contou com a presença da presidente do Iphan, Larissa Peixoto, do deputado Federal, Marcelo Álvaro Antônio, da deputada Federal, Alê Silva, da Polícia Militar e parte do Legislativo Municipal.







Outras Notícias